Imagine que na parede da célula de gordura exista uma porta muito estreita e que seja necessária a divisão do triglicerídeo (Gordura) em partes menores (ácido graxo e glicerol) para permitir sua passagem.
Para engordar, o triglicerídeo assume formas mais simples para entrar na célula, e depois se combina novamente. Para emagrecer também é necessária a quebra em formas mais simples para ocorrer a saída da célula.
O que regula entrada e saída de gordura na célula é a quantidade de glicose que existe no sangue. Mantemos uma quantidade de glicose circulante para fornecer a energia necessária para as funções vitais do nosso corpo. O coração precisa bater, o pulmão respirar e assim por diante.
Quando a glicose proveniente do alimento se reduz a níveis críticos, o estômago começa a se contrair em ondas peristálticas que se tornam muito fortes e aceleradas, podendo persistir por 2 a 3 minutos. Começa uma dor localizada, sensação de vazio e falta de concentração. Isto se chama FOME!
Se o indivíduo não ingerir nenhum alimento imediatamente, começa o emagrecimento pela saída de gordura dos depósitos para fornecer a energia necessária ao funcionamento vital. Lembrando que as funções vitais são prioritárias e para isto existem as reservas.
Quando algum alimento é ingerido, a taxa de glicose aumenta e o emagrecimento pára. Começa, então, a utilização dos nutrientes vindos da alimentação.
Emagrecemos e engordamos várias vezes ao dia por períodos pequenos. Por que não tirar proveito desta situação?
Quando se tem fome é que se emagrece! A sensação de fome significa que o seu organismo gastou tudo que você comeu anteriormente. Você escolhe: ou come agora ou o seu organismo vai tirar da reserva, e isso significa E - MA - GRE - CER.
Emagrecer não é difícil, basta prolongar o período em que a taxa de glicose diminui - 15 minutos são o suficiente para diminuir 01 quilo por semana e ter um emagrecimento saudável.